Páginas

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

SAÚDE DE TUPARETAMA: PROJETO DA ACADEMIA DA CIDADE SELECIONADO PARA A IV MOSTRA NACIONAL EM BRASÍLIA




Com o título "O Impacto de um Programa de Exercícios Físicos e Monitoramento dos Parâmetros Antropométricos em Mulheres Adultas do Programa Academia da Saúde de Tuparetama-PE" o relato da experiência de trabalho desenvolvido pelos professores de educação física Antonio Carlos Martins(coordenador esportivo da Academia da Cidade) e Fabian de Queiroz, e pela nutricionista Mônica Gomes, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, foi selecionado para apresentação na IV MOSTRA NACIONAL DE EXPERIÊNCIAS EM ATENÇÃO BÁSICA/SAÚDE DA FAMÍLIA, nos dias 12 a 15 de março deste ano, em Brasília.

Uma das metas do trabalho foi a de mudar o conceito  comum entre a população de que saúde é apenas ausência de doença.  "Diante dessa ideia errônea de “saúde” buscamos enfocar na importância da prática preventiva", salientou o professor Antonio Carlos.

Foram realizadas palestras e reuniões com a população em diversos âmbitos sociais, explanando sobre o conceito de saúde e o trabalho desenvolvido na Academia da Saúde (Academia da cidade). A experiência do trabalho selecionado para a IV MOSTRA foi  desenvolvida inicialmente com 13 mulheres. Ao final foram obtidos resultados significativos, com demonstração de boa evolução, principalmente quanto  aos percentuais de gordura e redução de massa gorda.

No relato, os profissionais envolvidos esclarecem as outras ações realizadas: "Conseguimos parcerias com as Secretarias de Educação, Cultura e Esportes do município. Estamos sempre articulando realizações de eventos extra-praça  para motivar ainda mais a população a fazer da saúde preventiva uma “pandemia” contra doenças. Fomos ao rádio, fizemos panfletagens, palestras ao ar livre na praça, nas escolas e em outros locais de convívio social como na Casa de Convivência da 3º idade.  Aos poucos conquistamos um público fidedigno para as ações de saúde preventiva da praça" completou Antonio Carlos.

0 comentários:

Postar um comentário