Páginas

domingo, 5 de maio de 2013

SAÚDE: Capacitação sobre o Teste Rápido de HIV e Sífilis para os profissionais dos PSFs, Hospital Municipal e Laboratório da nossa cidade.



A Secretaria de Saúde de Tuparetama em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, promoveu nos dias 29 e 30 de abril capacitação para todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem da UMSSSS (Unidade Mista de Saúde Severino Souto de Siqueira) sobre o Teste rápido do HIV e sífilis. 

A capacitação foi uma solicitação da secretária de saúde Núbia Mamede ao governo do estado, onde poucas cidades foram contempladas, o objetivo é capacitar as esquipes de saúde para que saibam como agir em situações de risco,  quando alguma gestante for identificada soro positivo ou portadora de sífilis o município através do programa passar a acompanhar de forma especial a mãe e a criança, durante toda gestação, o parto e nos procedimentos pós parto dispondo toda medicação e atendimento necessário para uma assistência de qualidade.










Informações importantes sobre Sífilis* e HIV* :

A sífilis é uma doença infecciosa sexualmente transmissível. A bactéria que a causa se espalha pela pele rachada ou por membranas mucosas.
Gestantes podem transmitir a infecção o para o(s) feto(s). Essa doença é denominada sífilis congênita.
Antibióticos consistem em um tratamento eficaz para combater a sífilis. A opção de antibiótico recai sobre a penicilina. A dosagem e a aplicação (em um músculo ou em uma veia) dependem do estágio da sífilis. Também pode-se utilizar doxiciclina como um tratamento alternativo em indivíduos que são alérgicos à penicilina.
É necessário a realização de exames de sangue de acompanhamento após 3, 6, 12 e 24 meses para garantir que não há mais infecção. A atividade sexual deve ser evitada até que o segundo exame mostre que a infecção foi curada. A sífilis é extremamente contagiosa por meio do contato sexual nos estágios primário e secundário.
A sífilis é uma infecção que deve ser reportada. Isso quer dizer que os médicos devem reportar todos os casos de sífilis para as autoridades públicas, para que parceiros sexuais possivelmente infectados possam ser identificados e tratados.
Com tratamento imediato e acompanhamento cuidadoso, a sífilis pode ser curada.
HIV:


HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. 
Biologia – HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.

0 comentários:

Postar um comentário