Páginas

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

TUPARETAMA VIVENCIA COM SUCESSO O OUTUBRO ROSA.



 OUTUBRO ROSA EM TUPARETAMA-PE

A Secretaria Municipal de Saúde de Tuparetama-PE, vivenciou no mês de Outubro deste a campanha do Ministério da Saúde, o OUTUBRO ROSA, um  movimento popular internacionalmente conhecido e comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.


Em Tuparetama, a iniciativa contou com o apoio irrestristo de todos os profissionais da saúde, sob orientação da secretária Núbia Mamede os três ESF (Estratégia de Saúde da Família) do município participaram buscando o alcance das metas previstas pelo Ministério e realizadas com êxito pela secretaria municipal.

Os postos de Saúde da Vila Bom Jesus, Sede e Santa Rita, realizaram durante todo o mês da campanha, consultas de prevenção e exames rotineiros, bem como o acompanhento odontológico, exames de HIV  e sífilis, hipertensão e diabetes, atendimento médico, totalizando na última semana (21 a 25 de Outubro) cerca de 3mil atendimentos.










De acordo com as informações de cada ESF, a Secretaria de Saúde do Município, contabiliza os números da seguinte forma:

Exames de Prevenção: 412
Exames de HIV e Sífilis: 650
Exames de Hipertensão e Diabetes: 776
Consultas Odontológicas: 335
Solicitação de Mamografia: 364
Consultas Médicas: 230

Todos os números estão em posse da Secretaria Municipal para qualquer consulta ou devido esclarecimento da sociedade.

O Governo Municipal reafirma seu compromisso com a saúde e destaca a preocupação em fazer do serviço público de saúde não apenas um mecanismo de resposta e uma ferramenta coletiva apenas usada quando solicitada, mas uma política pública que consiga conscientizar e sensibilizar a população da necessidade do cuidado, e do direito á saúde, constitucionalmente garantido á todos.

Ressalta-se ainda, o agradecimento da secretaria ao apoio e presença da população na campanha, bem como a participação efetiva das mulheres tuparetamenses, e a costumeira dedicação de cada profissional da saúde que juntos constroem uma nova forma de gerir saúde em nosso município com uma assistência humanizada e competente.







0 comentários:

Postar um comentário